SEJAM BEM VINDOS !!!


SEJAM BEM VINDOS!!!


O projeto Leitura e Encantamento está sendo desenvolvido com todos os alunos dos ciclos I e II, da Escola Municipal Marumbi.


Através deste trabalho as professoras procuram despertar e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, assim como proporcionar o convívio da criança em sociedade de forma harmoniosa e solidária, agregando valores inerentes as histórias infantis.



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AS CRIANÇAS GRAVAM CD DE HISTÓRIAS INFANTIS !!!



AS CRIANÇAS RECONTAM AS HISTÓRIAS OUVIDAS E GRAVAM UM CD

As histórias são gravadas no Farol do Saber para a produção do CD, com os alunos Mariana e Grabriel, do 3º ano "D", alunos da professora Luciane Rangel.



AS HISTÓRIAS GRAVADAS FORAM ESCOLHIDAS PELOS ALUNOS. PARA A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO AS CRIANÇAS SE EMPENHARAM E TREINARAM COM AFINCO E DEDICAÇÃO. A IMPOLGAÇÃO MAIOR FOI AO TÉRMINO DAS GRAVAÇÕES, PODER OUVIR SUA PRÓPRIA VOZ NO APARELHO.




OS LIVROS ESCOLHIDOS PELAS CRIANÇAS.



AO FINAL DE CADA COLETÂNEA DE HISTÓRIAS LIDAS AS PROFESSORAS PRESENTEIAM SEUS LEITORES COM LEMBRANCINHAS.


domingo, 11 de outubro de 2009



NAS ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE AS PROFESSORAS "A BELA BORBOLETA, E ASA DE PAPEL"  ENVOLVEM AS CRIANÇAS COM HISTÓRIAS FANTÁSTICAS.






A "HORA DO CONTO" É SEMPRE UM MOMENTO MUITO ESPERADO COM UM MISTO DE ALEGRIA E ANSIEDADE PELAS CRIANÇAS.







(...) POR MEIO DA HISTÓRIA, A CRIANÇA OBSERVA DIFERENTES PONTOS DE VISTA, VÁRIOS DISCURSOS E REGISTROS DA LÍNGUA. AMPLIA SUA PERCEPÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO E O SEU VOCABULÁRIO" (AROEIRA, 1996).




GRANDES ESCRITORES E SEUS ESCRITOS FIZERAM PARTE DO DIA-A-DIA DOS NOSSOS ALUNOS. A CADA HISTÓRIA LIDA AS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE SE PROJETAR MOMENTANEAMENTE NOS PERSONAGENS E PENETRAR NO MUNDO DA FANTASIA, VIVENCIANDO UM CONTATO MAIS ESTREITO COM SEUS SENTIMENTOS, ELABORANDO SEUS CONFLITOS E EMOÇÕES.






A HISTÓRIA É UM ALIMENTO DA IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA E PRECISA SER DOSADA CONFORME SUA ESTRUTURA CEREBRAL. SABEMOS QUE O LEITE É UM ALIMENTO INDISPENSÁVEL AO CRESCIMENTO SADIO. NO ENTANTO, SE OFERECERMOS AO LACTENTE LEITE DETERIORADO OU EM QUANTIDADE EXCESSIVA, PODERÃO OCORRER VÔMITOS, DIARRÉIA E PREJUÍZO DA SAÚDE.  FEIJÃO É EXCELENTE FONTE DE FERRO, MAS NEM POR ISSO IREMOS DAR FEIJÃO A UM BEBÊ, POIS FARÁ MAL A ELE. ESPERAMOS QUE CRESÇA E SEU ORGANISMO POSSA ASSIMILAR O ALIMENTO. A HISTÓRIA TAMBÉM É ASSIMILADA DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E POR UM SISTEMA MUITO MAIS DELICADO E ESPECIAL (COELHO, 1995).



O GRANDE TESOURO

O GRANDE TESOURO, NOME DA PEÇA TEATRAL APRESENTADA PELA EQUIPE DO FAROL DO SABER  E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL MARUMBI PARA OS ALUNOS.



O TEATRO É UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO VALIOSO PARA  A EDUCAÇÃO. ESTEJA O ALUNO COMO ESPECTADOR OU COMO FIGURANTE, O TEATRO É UM PODEROSO MEIO  PARA GRAVAR NA SUA MEMÓRIA UM DETERMINADO TEMA, OU PARA LEVÁ-LO, ATRAVÉS DE UM IMPACTO EMOCIONAL, A REFLETIR SOBRE DETERMINADA QUESTÃO MORAL.




ALUNOS, PROFESSORES, AGENTES DE LEITURA, ESTAGIÁRIOS DO FAROL DO SABER HERBERT DE SOUZA E OUTROS  FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA PARTICIPARAM DA PEÇA TEATRAL "O GRANDE TESOURO", QUE  REFERENCIOU OS LAÇOS DE AMIZADE, A VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA NA ATUAL CONJUNTURA,  O RESPEITO A SÍ PRÓPRIO E AO OUTRO. ENFATIZOU AS BOAS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA NOS DIFERENTES SEGMENTOS DA NOSSA SOCIEDADE.




UMA COLETÂNEA DE CONTOS INFANTIS COMO: OS TRÊS PORQUINHOS, CHAPEUZINHO VERMELHO, BRANCA DE NEVE E SETE ANÕES  E POR AÍ VAI......


ATRAVÉS DO TEATRO, O PROFESSOR PODE PERCEBER TRAÇOS DA PERSONALIDADE DO ALUNO, SEU COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E EM GRUPO, TRAÇOS DO SEU DESENVOLVIMENTO E ESSA SITUAÇÃO PERMITE AO EDUCADOR, UM MELHOR DIRECIONAMENTO PARA APLICAÇÃO DO SEU TRABALHO PEDAGÓGICO.



A PEÇA TEATRAL APRESENTA AINDA EM SEU ENREDO UM POUCO DA CULTURA INDIANA, ENFATIZANDO ALGUNS DOS COSTUMES E TRADIÇÕES DE UMA FORMA LÚDICA.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PROJETO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


SEGURANÇA SOCIAL, CIDADANIA, VIOLÊNCIA, ÉTICA E MORAL







          O TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS SILVANA E IGNEZ DO FAROL DO SABER OPORTUNIZOU AOS ALUNOS DA EJA UMA REFLEXÃO SOBRE OS TIPOS DE VIOLÊNCIA EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE E PARTICULARMENTE NA COMUNIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.








          OS ALUNOS DISCUTEM, OPINAM, RELATAM SUAS VIVÊNCIAS E SE EMPENHAM NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS  A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS, PELAS PROFESSORAS DO FAROL DO SABER.



          AS PROFESSORAS QUESTIONARAM OS ALUNOS PARA SABER QUE CONHECIMENTOS OS ALUNOS TINHAM SOBRE O TEMA "SEGURANÇA SOCIAL"; A PARTIR DAS RESPOSTAS LEVARAM OS ALUNOS A UMA REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE, A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA E DAS AÇÕES DE CADA INDIVÍDUO PARA A EFETIVAÇÃO RESPONSÁVEL E CONSCIENTE DESTA, NUMA ATITUDE ÉTICA, RECONHECENDO NOSSOS DEVERES E DIREITOS ENQUANTO CIDADÃO.

                                                                           





         NA CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ASSISTIRAM O FILME: "À ESPERA DE UM MILAGRE", UMA ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA DO ROMANCE BESTE-SELLER SOBRE A HISTÓRIA DE UM GUARDA DE PRISÃO QUE DESENVOLVE UM RELACIONAMENTO COMOVENTE E INCOMUM COM UM PRESO QUE POSSUI UM DOM.O PRISIONEIRO ESTÁ NO CORREDOR DA MORTE NUMA PRISÃO NO SUL DOS ESTADOS UNIDOS E AO QUE TUDO INDICA NÃO TEM CULPA NO CRIME A QUE FORA ACUSADO E PEGO "EM FLAGRANTE". O FILME TEM DURAÇÃO DE MAIS OU MENOS TRÊS HORAS.

   


           A PARTIR DO FILME DISCUTIU-SE SOBRE A PENA DE MORTE E SUAS IMPLICAÇÕES, E OS ALUNOS DERAM AINDA ALGUMAS SUGESTÕES PARA AMENIZAR A VIOLÊNCIA NA CIDADE. ENTRE ELAS UM TRABALHO MAIS EFETIVO NO ÂMBITO ESCOLAR COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.